sábado, 16 de outubro de 2010

O homem que afinal vê!!

Bem...deu-me o apreço e o gosto de vos contar hoje uma curiosa história. Andava eu no hospital ( com os afazeres de sempre), quando que me dou por minha conta um homem...rasgado, sujo, ferido mas cego. Respeitando o seu sigílio de médico ofereci-lhe com a mais cuidada e cautelosa ajuda os meus saberes...sarei-lhe as feridas como fazia Jesus, enchi-lhe o estomago e mais que cuidado e agrado, fiz-lhe sorrir. De agradecimento pronunciou-me um par de palavras que a mim, deixaram a dúvida e um certo desagrado: -" Obrigado jovem, apesar de não veres bem, tens bom coração". E entaõ pensei para mim, de como sabia um cego que eu não via bem? Nem uso óculos, e assim perguntei: - " Mas não vejo bem senhor? Como sera isso possivel se o mesmo sentiu os meus cuidados, senti-se melhor cuidado e melhor alimentado! ". E assim disse-me com a maior firmeza da seu estado: " Poucas são as pessoas no mundo que vêm realmente bem e eu...sou uma delas". Gota de água no meu pensamento, este velho se não é doido, é aldrabão e bandido, onde já se viu um cego ver? Onde já se viu um mundo inteiro ser cego? Incroyable: -" Mas como é possivel ver se é cego?" E mais uma vez a sabedoria veio ao de cima e o velho fizera-me sentir um cão que corre atrás de um pau : -" Meu jovem o problema do mundo é ver com os olhos e nunca com o coração, até tu quando tratas-te de mim foi porque simplesmente tens uma bata branca, não sentiste compaixão e apreço por mim e esse, sem dúvidas é o problema do Homem. Achas justo que eu esteja aqui porque um irresponsavel desligou o sinal sonoro dos semaforos? Ou que eu tenha sido preso e com isso perdido a minha visão por tentar ajudar criançãs no Sudão? Achas justa a lagrima que cai melancólica e dura no chão, o grito abafador, o socorro não ajudado e uma vida triste e sem fim? As pessoas que vivem assim vêm do coração os outros dos olhos e da ganância de possuir e ter mais e mais. Jovem não abras os olhos abre o coração...e VÊ". Levantou-se, pegou na bengâla e saiu. Eu vivo numa utopia sem saída, num mundo corrupto e sem escrúpulos, e afinal...eu sou o cego, eu não vejo.

Joaquim Graça

3 comentários: